Blog do Jetro

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

A Reciclagem a beira da morte...

NOTÍCIA EXTRAÍDA DO SITE DO MOVIMENTO NACIONAL DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS - MNCR

LINK: http://www.mncr.org.br



Catadores de Uruguaiana correm risco, ajude!

Esta é a semana de luta e solidariedade aos catadores de Uruguaiana, cidade que fica a 700 km de Porto Alegre. Os catadores são Base Organiza do MNCR desde o ano de 2003 e desde então estão em luta pra melhorar a sua situação. A prefeitura somente enrola os catadores, o Ministério Público mandou fechar o lixão no dia 30/11, e a prefeitura quer contratar uma empresa e fazer alguns catadores serem empregados. Ainda por cima quer incinerar todos os resíduos da cidade.
Mobilize, faça um cartaz, tire foto e compartilhe em solidariedade aos catadores 
Leia mais

Catadores já passam fome antes de construção de incinerador

O sentimento é de desolação na Associação de Catadores Refazendo, no município de São Bernardo do Campo, Estado de São Paulo, após anos sem infraestrutura, agora a poder público municipal quer transferi-los para outro local obrigando-os a se juntar a outra associação de catadores. Os catadores da Refazendo saíram do antigo lixão do Alvarenga fechado em 2001, período em que a administração municipal tinha maior sensibilidade para a inclusão social. Até 2011 a Refazendo dispunha de 7 caminhões para fazer a coleta seletiva solidária porta a porta em cerca de 40 bairros, com o material arrecadado os catadores conseguiam uma das melhores rendas entre as cooperativas de catadores da região.
Leia mais

Negros e negras são maioria entre os catadores de materiais recicláveis

Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), que levantou dados do Censo 2010, mostra que 66,1% dos catadores de materiais recicláveis do Brasil se declararam negros ou pardos. Ou seja, duas em cada três pessoas que exercem essa atividade são negros ou negras. De acordo com o Censo Demográfico de 2010.
Leia mais

Catadores de Campinas protestam contra a incineração de resíduos

Catadores de materiais recicláveis da cidade de Campinas realizaram manifestação em frente a Prefeitura Municipal de Campinas (SP) contra a incineração de lixo na cidade e pela valorização do trabalho desenvolvido por 14 cooperativas e associações na coleta seletiva da cidade.
Leia mais

Catadores de Materiais Recicláveis Versus energia suja

Nos últimos 30 anos, a geração por capita de resíduos na América Latina tem aumentado de 0,2 – 0,5 kg/dia a 0,5 –1,00 kg dia. Esta situação, acentuada por uma rápida urbanização e migração da cidade, tem evidenciado a falta de sistemas apropriados para o manejo dos resíduos sólidos municipais.
Leia mais

4º Encontro Nacional de Mulheres Catadoras de Materiais Recicláveis

O Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis, o Fórum Lixo e Cidadania do Paraná e o Instituto Lixo e Cidadania do Paraná têm a honra de CONVIDAR para a Solenidade de Abertura do IV Encontro Nacional de Mulheres Catadoras de Materiais Recicláveis, que acontecerá no dia 03 de dezembro de 2013, às 14 horas, no Ginásio de Esportes da Associação BANESTADO, na Avenida Copacabana, s/nº, Pontal do Paraná -PR.
Leia mais