Blog do Jetro

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Dia do Professor e do Educador Ambiental...


Hoje é 15 de outubro e comemora-se o dia do PROFESSOR e do EDUCADOR AMBIENTAL.

Sou privilegiado, tenho as duas vertentes correndo nas veias sanguíneas...

Na verdade, terminei a minha pós-graduação em DOCÊNCIA SUPERIOR recentemente. Tirei um DEZ na monografia. Título: "POR UMA ABORDAGEM MAIS CRÍTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR - A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS ECOLÓGICOS".

Por que escrevi sobre esse tema?

Durante a minha trajetória nessa área (meio ambiente), pude observar que existe uma lacuna muito grande entre os alunos dos cursos de meio ambiente e as proposições oriundas da academia...

Não tem projetos das instituições de ensino superior para melhorar o meio ambiente das cidades.

Entendo, que a instituição de ensino superior tem o dever de gerar pessoas transformadoras da realidade atual. 

Os problemas ambientais são os mais variados! A falta de políticas públicas é evidente! A ausência do setor público na manutenção, fiscalização e formação/educação ambiental da população é cheia de falhas!

Desta forma, foi que escrevi a monografia acima citada. Na esperança de um dia ser PROFESSOR e sugerir para os meus ALUNOS projetos e propostas que tragam melhorias concretas para a cidade.

O papel do Professor(a) é orientar, sinalizar, dividir, aprender, ensinar, discutir e sugerir para os alunos que os trabalhos de conclusão de curso sejam mais voltados para o coletivo e para a melhoria das cidades.

Parabéns Professores(as)!
Parabéns Educadores Ambientais!

Jetro Menezes Cychinigff
um futuro docente...e atual educador ambiental...