Hoje é 15 de outubro e comemora-se o dia do PROFESSOR e do EDUCADOR AMBIENTAL.
Sou privilegiado, tenho as duas vertentes correndo nas veias sanguíneas...
Na verdade, terminei a minha pós-graduação em DOCÊNCIA SUPERIOR recentemente. Tirei um DEZ na monografia. Título: "POR UMA ABORDAGEM MAIS CRÍTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR - A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS ECOLÓGICOS".
Por que escrevi sobre esse tema?
Durante a minha trajetória nessa área (meio ambiente), pude observar que existe uma lacuna muito grande entre os alunos dos cursos de meio ambiente e as proposições oriundas da academia...
Não tem projetos das instituições de ensino superior para melhorar o meio ambiente das cidades.
Entendo, que a instituição de ensino superior tem o dever de gerar pessoas transformadoras da realidade atual.
Os problemas ambientais são os mais variados! A falta de políticas públicas é evidente! A ausência do setor público na manutenção, fiscalização e formação/educação ambiental da população é cheia de falhas!
Desta forma, foi que escrevi a monografia acima citada. Na esperança de um dia ser PROFESSOR e sugerir para os meus ALUNOS projetos e propostas que tragam melhorias concretas para a cidade.
O papel do Professor(a) é orientar, sinalizar, dividir, aprender, ensinar, discutir e sugerir para os alunos que os trabalhos de conclusão de curso sejam mais voltados para o coletivo e para a melhoria das cidades.
Parabéns Professores(as)!
Parabéns Educadores Ambientais!
Jetro Menezes Cychinigff
um futuro docente...e atual educador ambiental...
Parabéns Professores(as)!
Parabéns Educadores Ambientais!
Jetro Menezes Cychinigff
um futuro docente...e atual educador ambiental...