Blog do Jetro

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Para acabar com lixões...

POR CAROL NUNES # EM DA REDAÇÃO

Cidadão pode denunciar lixões clandestinos em aplicativo
Carla Souza/Flickr
Carla Souza/Flickr
A tecnologia agora pode ser usada a favor da limpeza das comunidades. Desde o início de Julho, tornou-se possível registrar e denunciar depósitos clandestinos de lixo pelo smartphone. A empresa de soluções ambientais Wise Waste lançou neste mês o aplicativo “Lixarada”, para a denúncia de lixões clandestinos por cidadãos.
Disponível inicialmente para o sistema iOS, o aplicativo é gratuito. O “Lixarada” permite que o usuário tire uma foto do depósito clandestino de lixo a ser denunciado, faça uma descrição e classificação da infração e a localize geograficamente. Depois dessa etapa, a WiseWaste analisa e autoriza a denúncia, que pode ser compartilhada via Facebook por usuários do aplicativo. A própria empresa se compromete a enviar um relatório com as denúncias obtidas para as prefeituras das cidades.
A responsabilidade dos municípios sobre o destino do lixo está dentro das resoluções da Política Nacional de Resíduos Sólidos, sancionada em 2010, segundo a qual o Brasil deve passar por mudanças profundas na gestão do seu lixo. Entre as resoluções mais urgentes, está a de extinção dos lixões, prevista para 2014. As prefeituras têm menos de um ano para dar cabo dos seus lixões e implantar planos locais de gestão de resíduos sólidos, com aterros sanitários e coleta seletiva.
Entretanto, menos de 100 municípios brasileiros seguiram a determinação de entregar o projeto dos planos locais ao governo brasileiro até agosto de 2012. É um número preocupante, principalmente para o alcance da meta de extinção dos lixões, já que cerca de 60% dos municípios brasileiros ainda dispõem seus resíduos em lixões.
Ainda de acordo com a PNRS, as empresas também devem mobilizar esforços para assumir responsabilidade na gestão de resíduos sólidos. A WiseWaste é uma das empresas surgidas a partir da demanda de prestação de serviço para a adequação das indústrias e do comércio às novas regras.
- See more at: http://www.pagina22.com.br/index.php/2013/07/para-acabar-com-lixoes/#sthash.DbBHDzQ5.dpuf