Blog do Jetro

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Conferência do Meio Ambiente de Mairiporã

Neste final de semana, nos juntamos para apresentar propostas que poderão se tornar políticas públicas, projetos, programas, ações de governo, leis e decretos para a área de meio ambiente, especificamente, para a area de resíduos sólidos. 

Pois, conforme manda a Conferencia Nacional, o tema central é: resíduos sólidos.

Foi muito produtivo...No início, houve desconfiança de alguns presentes. Questionamentos sobre os métodos, perguntas do tipo pegadinhas e em seguida as coisas foram entrando no eixo. Também foram 3 dias juntos. Ou se acostuma ou sai na porrada!!! (hahaha).

no primeiro dia, palestras e abertura oficial. No final, um jantar especial...faltou o Penna e a Sandra.

no segundo dia, o bicho pegou! dia das Oficinas de Trabalho. Tratar os eixos temáticos sugeridos pelo Ministério do meio Ambiente...como faríamos as coisas acontecerem?
Decidimos ficar todos juntos, sem dividir por grupos de trabalho. Se foi bom? Eu acredito que sim. Muito mais produtivo. 

no terceiro dia...todos muito cansados...mas, alcançamos a meta. Apresentar no mínimo 20 propostas. Conseguimos. 

De todas as propostas, a que mais me chamou a atenção foi: cartilha para ensinar a reaproveitar casca de frutas. ex. abacaxi.

Fiquei pensando? Por que abacaxi? Sai sem resposta...

Enfim, foi tudo muito bom. Todos ganharam e Mairiporã também está ganhando...Todos entenderam que nossa função não era resolver os problemas do Mundo...mas, fazer com que ao menos se cumpram as leis existentes. Que se cuida da natureza. Que ensine as pessoas a preservar o meio ambiente. Que os resíduos sejam destinados de forma correta. Que se tenha incentivo para a arte e cultura com os recicláveis...

Foi bom...e os próximos serão melhores.

Obrigado: Mário César (Acorda Mairipa), Eng. Eduardo Victorino (Presd. Comdema), Tuna (Secretário Meio Ambiente), Sérgio (CASC), André, Lud, Fábio, Thais, Rafinha, Camila, Aline, Lourenço, Fran e todos os que colaboraram para a realização da CMMA.

Jetro Menezes