Blog do Jetro

segunda-feira, 13 de maio de 2013

O Consumista e o Ecologista


Vivo me perguntando todos os dias: essa tal de sustentabilidade é de verdade ou é só uma conversa pra enganar o padre?

Desde quando iniciei a minha carreira na área de meio ambiente, ouço a história de desenvolvimento sustentável ou sustentado, consumo consciente, preservação, conservação e tantas outras formas de cuidar do meio ambiente.

Aí eu pergunto:
Mas, é possível essa relação? Consumir sem agredir o ambiente? 

eu pergunto, pq não tenho uma resposta muito agradável ou sustentável...

Não acredito nesta relação. Ao menos, como ela é "vendida"...

Considero um sonho, pedir pro empresário reduzir a sua produção e a publicidade de um determinado produto, só pra minimizar os impactos negativos ao meio ambiente.

Qual o empresário que quer deixar de lucrar horrores pra proteger o meio ambiente?

Pode até ser que exista um empresário com esse perfil...só queria conhecê-lo...

Mas, pense comigo:
a empresa produz o produto e quer vendê-lo aos montes. Para isso, utiliza a propaganda e o marketing para vender aquele determinado produto. As vezes, isso que você e eu compramos, nem sempre é tão útil assim...Compramos para satisfazer o nosso desejo consumista. 

um exemplo:
uma caixa de bombom tem uma quantidade de embalagens sem comum...plástico e papel...

Precisamos satisfazer o desejo do mercado. Temos que comprar o computador do momento...senão, estamos fora da moda...

O nosso celular deve ser trocado com frequencia...daqui uns meses estará obsoleto!

O carro, nem se fala então. 

A roupa? idem. Ou usamos as ropitas da novela ou estamos fora de questão.

Aí eu pergunto:
Existe desenvolvimento sustentável?

Ou

Cada um que faça a sua parte?

beijo no coração.

Jetro.