Blog do Jetro

domingo, 21 de abril de 2013

"Entrevista com o Homem do Lixo"

Fiz uma entrevista comigo mesmo sobre a minha carreira na área de lixo.
entrevistador
Sr. Jetro Menezes, quanto tempo voce está nessa área de lixo e quais as perspectivas para o setor:

entrevistado/Menezes:
Olha, comecei a participar dessa area de lixo em 1993. De lá pra cá, fiz muitas pesquisas e estudei para me formar nessa área. Estudei gestão ambiental e fiz uma pós em saneamento ambiental. Além de pós em Docência Superior, posso dar aula nesta area.

As perspectivas...vixe!!!

Olha, vejo o setor com bons olhos e outro nem tão bons assim.

Entrevistador
Por que?

Menezes
Porque, muitas Prefeituras não tem profissional capacitado para atuar na area. Muitas empresas, idem. Então, atualmente as pessoas que cuidam de lixo/resíduos nestes lugares nunca sabem exatamente o que estão fazendo.
Enquanto isso, milhares de pessoas se formaram na area de gestão ambiental e estão trabalhando com outras atividades.

Sou da opinião que Prefeituras e empresas deveriam ser obrigadas a contratar esse profissional.

Acontece que todos falam: "meio ambiente é uma profissão do futuro!" 

É aí que eu me pergunto: será mesmo que o meio ambiente é do futuro? Ouço isso desde 1993...

Meu caso é excepcional. Sou do Partido Verde há 20 anos, estou nessa area pelo menos uns 20 anos...conheço muita gente. Sou indicado para trabalhar em Prefeituras, nesta área/lixo/resíduos...

E quem está começando?

Muitos me perguntam: Jetrão, me indica aí pra algum lugar, cara. Acabei a faculdade, mas não consigo entrar na área...

Acho que esse é o maior desafio para quem estuda meio ambiente. Entrar na área! O mais importante é o currículo se formando em bases sólidas. Bons contatos. Amigos que te conhece pra indicá-lo(a) para cargos públicos. E acreditar que se trata de uma área que ainda não esgotada. Ainda tem muito pra crescer e ser "explorada"...

Espero que essa entrevista tenho ajudado voce a encarar a carreira com mais sabedoria.

Quero aproveitar pra dizer que, meio ambiente não é só uma carreira do futuro, promissora...trata-se de uma missão, um sacerdócio na vida da pessoa que escolheu essa area...Ou melhor, foi escolhido para atuar nessa área...

Ser um profissional do meio ambiente é antes de tudo entender que isso está na alma, no coração, é um  missão nessa Terra.

Boa sorte!

Jetro Menezes